imagem e semelhança de Deus – Gn 1:Humanidade – imagem e semelhança de Deus – Gn 1:27

 

Queridos, sobre a criação de Deus, já falamos em estudos anteriores sobre anjos, demônios, e hoje vamos falar sobre a humanidade, ou o ser humano. Segundo o versículo que lemos, Deus fez o homem à sua própria imagem, de modo que nós somos as únicas criaturas da terra semelhantes a Deus.

Mas, em que sentido nós somos a imagem e semelhança de Deus? Nós sabemos que Deus é espírito, e não há registro bíblico sobre a sua aparência. Este versículo, inclusive, leva as pessoas a imaginarem Deus como um velhinho de cabelos e barbas brancas, seguindo a tradição da mitologia grega. Na verdade, não é nada disso.

Embora a imagem de Deus não seja definida na criação do homem à sua imagem, todo o contexto bíblico nos mostra um Deus pessoal, racional, com inteligência e vontade, capaz de elaborar planos e executá-los, criativo, competente para controlar o mundo que fez, e moralmente admirável, uma vez que tudo o que ele criou é bom.

Portanto, quando a Bíblia diz que fomos criados à imagem de Deus, é no sentido de que podemos refletir e reproduzir em nosso próprio nível de criaturas, as santas características de Deus, e assim, sermos os seus representantes diretos na terra. Foi para isso que nós, humanos, fomos criados.

Nos versículos 28-30 nós lemos que Deus abençoa as criaturas humanas criadas, e lhes outorga o governo sobre toda a criação, com plena capacidade para se comunicar e se relacionar tanto com Deus como com o restante da criação, o que demonstra o domínio que nos foi concedido por Deus sobre a criação inferior.

A imagem de Deus no homem criado consiste em que, como Deus, o ser humano é um espírito, criatura pessoal, autoconsciente, com capacidade divina para o conhecimento, pensamento e ação, e moralmente íntegro na criação.

Com a queda de Adão e Eva, a corrupção do pecado destruiu essa integridade moral, não somente neles, mas em toda a sua descendência humana, e nós perdemos essa capacidade para nos comunicar e nos relacionar tanto com Deus como com o restante da criação. Por isso, o próprio ser humano promove tanta desgraça no mundo, em função da perda dessa qualidade da imagem de Deus no homem: a perda da integridade moral.

Como nós, os seres humanos, fomos criados com um corpo, não pode haver vida humana sem um corpo funcional, nem aqui, nem na vida futura, já que o corpo pertence à imagem que Deus nos deu. Portanto, não haveria como a humanidade se comunicar novamente com Deus sem ter a sua imagem restaurada; e como o homem não tem a capacidade de auto-restauração, somente Deus pode nos reconciliar consigo mesmo, restaurando a sua imagem em nós, através de Cristo Jesus.

Por isso, dentro do plano eterno de Deus para restaurar a sua imagem no homem, foi necessário que ele mesmo viesse ao mundo, na pessoa do Filho, Jesus, com um corpo humano igual ao nosso, a fim de receber a glória de Deus em seu corpo humano pelo sacrifício da cruz, ressuscitar e subir ao céu com esse corpo humano transformado, pronto para receber a sua  glória junto ao Pai.

O discernimento espiritual é um dom de Deus, e somente quem é capacitado por Deus para discernir este mistério, pode compreender que o sacrifício de Cristo na cruz foi a única provisão de Deus para restaurar a sua imagem no homem. Quem crê, terá a imagem de Deus restaurada, ou seja, será salvo, será justificado, santificado e glorificado; quem não crê, já está condenado, uma vez que não terá a imagem de Deus restaurada, o que impossibilita o ser humano de gozar da presença de Deus.

Queridos, como nosso Deus é maravilhoso. Observem que ele criou o homem à sua imagem, com liberdade total, inclusive para se tornar escravo do pecado, o que realmente aconteceu.  Porém, pelo seu grande amor, pela sua grande sabedoria, ele já tinha um plano eterno para nos libertar, e nos restaurar através do próprio sacrifício, em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amém.

Categoria: ESTUDOS 
Publicado em 14 de novembro de 2011 por Pr. Juarez Rodrigues


 

27

Tópico: imagem e semelhança de Deus – Gn 1:27

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário