SERÁ QUE DEUS MUDA?
 
Uma questão me levou à pensar e eu não pude me esquivar de escrever algumas linhas sobre o assunto. Ao participar de uma reunião o pastor, como costuma fazer sempre que deseja reivindicar validade atual do velho testamento, citou Ml. 3;6 que diz:“De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos. “ . 
A intenção do ilustre pastor era demonstrar com este trecho que Deus não abriu mão da lei, não abriu mão do antigo testamento e que o que ele queria de gêneses à Malaquias ainda requer hoje.
Com um pouco de sadia exegese podemos verificar que o que o profeta esta asseverando é que Deus não mudaria seu concerto com Jacó, não destruiria totalmente Israel. “Fiz uma aliança com o meu escolhido, e jurei ao meu servo Davi, dizendo:A tua semente estabelecerei para sempre, e edificarei o teu trono de geração em geração. “ Salmos 89:3-4
Mas falácia à parte me questiono, Deus muda?
Fui em busca de respostas no antigo testamento para verificar se questões corriqueiras e detalhes comportamentais  exigidos por Deus no velho testamento são mantidos ou ditam regras para a igreja do Senhor Jesus Cristo.
Procurei deixar à parte os temas consensuais que claramente foram desautorizados pelo Novo testamento para não polemizar muito, como: Sacrifício de animais, Circuncisão,  guarda do Sábado (esta ultima, nem tanto)etc., por entender que contra estas mudanças de exigências de Deus não se faz necessário argumentar tendo em vistas farta matéria neotestamentaria que a justificam.
Percorri então o livro do Êxodo, mais precisamente o capítulo 22 onde uma lista de mandamentos é anunciada por Deus para que Moisés requeira do povo afim de estabelecer obediência à Deus sob pena de vários castigos que acompanharia o seu desrespeito.
No verso um diz que se alguém roubar um boi, deveria pagar cinco bois e se ele não tivesse como pagar? Seria vendido como escravo afim de ressarcir o dono do boi. Esta lei pode ser aplicada hoje? Nem para Israel pode ser,  pois  a escravatura foi abolida, o tal seria apenas preso.
No verso dois diz que se um ladrão for pego em flagrante a vítima poderia mata-lo 
sem dó ou culpa. Hoje se matássemos seriamos condenados como assassinos e preso.
No verso 18 manda que se mate as praticantes de bruxaria. (contraria aí ex. 20:13?)
Se tal mandamento for válido para todos estaria incorrendo em apologia à assassinatos, violência, etc. Se era um mandamento apenas para os juizes, seria estabelecimento da pena de morte. Poderia isto ser ensinado nas igrejas do Senhor? Só para lembrar, a igreja (católica) praticou tal obediência na chamada “santa inquisição” onde todos que não coadunavam com os interesses da igreja era rotulado de bruxas e buxos e eram queimados ainda vivos sob aplausos da multidão. Estavam eles mais obedientes à Deus que nós, crentes atuais?
A pena de morte é adotada e ordenada a ser pratica nos versos que se seguem: 18; 19 e 20. Se algum pastor ensinar tal passagem bíblica em sua igreja e encorajar sua pratica será preso ou talvez internado por demência.
Nos versos 21 ao 24 fala do atendimento aos órfãos aos estrangeiros as viuvas, ou seja, aos necessitados e se não observado implicaria em desencadeamento da ira de Deus sobre eles e os mataria deixando mulheres viúvas e filhos órfãos. 
Será que Deus ainda age assim? Isto nos remete ao texto citado pelo meu pastor que gerou este exame: Ml. 3;6 “De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos. “ . 
O verso que o antecede, diz assim: “E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos.” Malaquias 3:5  e segue até o verso 10 que é o apogeu, é o pote de ouro exigido pelo pretensos sacerdotes atuais (a ordem sacerdotal Araônica foi encerrada, temos Jesus como sumo sacerdote), porém se dão ao direito de alterar o uso e o destino destes recursos arrecadados pela lei que era “para que haja mantimento na minha casa,“ Malaquias 3:10. Hoje dizem, para a “Manutenção da obra”. 
Tive o privilégio de dirigir uma das congregações da Assembléia de Deus, e saibam, do dinheiro arrecadado com dízimos não é permitido tirar nada para estas causas sob pena de remoção do cargo.
Notem que a semelhança entre Malaquias e Êxodo é clara, se trata de mesmos mandamentos reafirmados em épocas diferentes, quem entender que a igreja tem que obedecer o mandamento de Malaquias consequentemente terá que admitir ser obrigatória a obediência à lei do Êxodo. Se Deus não mudou e nenhuma de suas ordens pode ser ignorada, consequentemente estamos debaixo da completa desobediência e ira de Deus, sem falar que Cristo de nada nos valeu.
Em Êxodo 21:24 a bíblia diz: “Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé” para depois ser desautorizado por Jesus no Novo Testamento, ou melhor, novo acordo de Deus com sua igreja: Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; Mateus 5:38-39.
E não para por aí a mudança, como é de conhecimento de todos nós: Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. Mateus 5:31-32.
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Mateus 5:43-44
Na verdade Deus não muda seu caráter, sua essência, sua justiça, sua personalidade, sua glória, seu poder, sua magnitude, sua santidade, etc, poderia ficar aqui por horas a descrever a imutabilidade de Deus conforme nos revela Tiago “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” . Porém, sua maneira de tratar com os homens é alterada de acordo com o tempo previamente estabelecido por Ele mesmo: “Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.“ Gálatas 4:2-5.
E de acordo com a resposta dada pelo homem ao seu desejo, ou seja, como o homem se comporta diante daquilo que Deus quer, diante de tal comportamento, Deus muda até sua promessa: “Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar a iniqüidade, não virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá. Ezequiel 33:13”.
Se legas a si mesmo o direito de ser sacerdote segundo a linhagem de Arão para recolher dízimo sob a égide de que Deus não mudou ou sua palavra não mudou, aceite que as reprimendas de Malaquias é para você conforme esta mesma palavra: “Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.” Malaquias 2:1, pois eram os sacerdotes da época de Malaquias que estavam desviando os recursos para seu próprio enriquecimento deixando a casa do tesouro vazia. Eram eles que negligenciava os direitos dos pobres da viuva, do órfão e dos estrangeiros. Eram eles que extorquiam os pobres.
“E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos.” Malaquias 3:5
 
Foi utilizada a versão bíblica Almeida revista e corrigida fiel
Osni de Figueiredo 
É formado em teologia pelo I.C.P Instituto Cristão de Pesquisa
Em CAPED Curso de Aperfeiçoamento de Professores de Escola Dominical
E Liderança Bíblica.
Obreiro na Assembléia de Deus – ministério Belém.
Serve à Deus desde 1991